Tendo nascido e crescido em Framingham, Peter Parker (1804-1888) foi o primeiro missionário e médico protestante a ir à China e um dos primeiros diplomatas americanos oficiais a servir naquele país. Em 1834, Parker terminou sua educação em medicina e teologia na Universidade de Yale e viajou para a China com duas funções, como médico e ministro presbiteriano. Em 1835, ele assumiu o Hospital Oftalmológico de Cantão, o primeiro hospital e escola de medicina ao estilo ocidental na China.
O trabalho diplomático de Parker teve início em 1844 quando ele se tornou intérprete para a recém-inaugurada Embaixada dos Estados Unidos em Cantão. Em 1856, o presidente Franklin Pierce selecionou Parker para renegociar um tratado de 1844 com a dinastia Qing. Ele serviu nesta função até se aposentar em Washington, D.C., em 1857.
O uniforme diplomático vestido por Parker durante esse período tem características pouco usuais e que não existiam nos uniformes diplomáticos americanos dos países ocidentais, incluindo um enfeite único no ombro que alarga o uniforme de forma diferente da ombreira convencional.
Traduzido por Andrew Berardi
O uniforme de Parker é um artefato único da conexão entre Framingham e o Extremo Oriente em abertura. As peculiares “obreiras alargadas” devem ter sido uma adaptação para criar um híbrido cultural sino-americano que fortaleceria as habilidades de Parker como diplomata. O conjunto é singular entre os uniformes diplomáticos americanos em sua totalidade.
Henry Cooke
Especialista em Indumentária Histórica, Historical Costume Services