Esta escritura de terra de 1656 transfere a propriedade de uma antiga vila indígena Nipmuc e uma plantação próxima a Saxonville Falls, de cinco homens indígenas – William Boman, Capitão Josiah (Pennahanit), Roger, James e Keaquisam – para o colonizador inglês John Stone. Os homens eram provavelmente ex-moradores da terra em questão. Quando a escritura foi assinada eles moravam no local chamado “plantação da oração”, na cidade de Natick, então, uma vila de estilo inglês estabelecida pelo reverendo John Elliot para converter os indígenas dos grupos Algonquian, incluindo, os Nipmucs para o Cristianismo.
Este documento nos faz vislumbrar as histórias dos povos indígenas, cujas vozes foram excluídas da transação. É revelador que esta escritura tenha sido escrita em inglês para o benefício dos ingleses, e convenientemente deixou os cinco homens a representar todos os antigos habitantes, embora eles não soubessem falar inglês ou entender as leis inglesas. Sabemos disso pelo uso de impressões digitais ao invés de assinaturas na escritura.
Os escolhidos de Framingham
Traduzido por Andrew Berardi
Pode-se depreender muitos aspectos históricos deste documento, tanto locais, nacionais e hemisféricos. Trata-se de um testamento da tradição legal americana e um trágico registro sobre o destino terrível de milhões de nativos americanos que sofreram e morreram no alvorecer da colonização.