George H. Gordon (1823-1886) foi residente de Framingham e o oficial mais graduado da cidade durante a Guerra Civil. Quando a guerra começou em 1861, Gordon – graduado de West Point e soldado experiente – foi nomeado coronel e oficial comandante do 2º Regimento de Massachusetts. Após a guerra, Gordon voltou para Framingham, onde viveu o resto de sua vida.
Em 1887, um grupo de cidadãos de Framingham contratou Daniel Chester French para criar um busto de Gordon a ser colocado na nova Biblioteca e Memorial da Guerra Civil. O resultado do trabalho, que repousa sobre um pedestal de mogno projetado pelo próprio French, foi exibido em uma galeria de Boston antes de chegar à Biblioteca e Memorial de Edgell.
French – o artista por trás da estátua de Abraham Lincoln, no Lincoln Memorial, e da estátua do Minute Man, na Old North Bridge, em Concord – é considerado um dos escultores americanos mais importantes e prolíficos de todos os tempos. Sua assinatura pode ser encontrada na parte de trás do ombro esquerdo de Gordon.