O Shoppers’ World foi o primeiro centro comercial regional ao leste das Montanhas Rochosas e o segundo do Estados Unidos. Ele estabeleceu o padrão para shopping centers em todo o país, transformando Framingham e toda a cultura de consumo nacional durante o século XX.
Quando foi inaugurado, em 1951, com 44 estabelecimentos, o Shoppers’ World era o projeto mais ambicioso do gênero. Apresentava um layout inovador em dois andares que se tornou a norma para shoppings em todo o país, e incluía a maior construção de estrutura em arco do mundo. Se por um lado o Shoppers’ World tornou-se um ícone nacional, foi seu incomparável enfoque na união e enriquecimento da comunidade que fez dele uma peça duradoura na memória cultural de Framingham.
Apesar de seu status inovador, um declínio o levou a uma remodelação, em 1992. Esta placa luminosa foi feita pela University Brink, fabricantes do famoso Citgo Sign, na Kenmore Square, e é a peça mais antiga do Shoppers ’World original a sobreviver. Permaneceu ao extremo norte do shopping center na Rota 30 por quase 50 anos.
Traduzido por Sabrina Braga
O Centre Common era a praça do cavalo e da charrete. O Downtown Common era a praça da ferrovia. O Shopper’s World era a praça do automóvel.
J. Christopher Walsh (1951-2018)
Representante Legislativo do Estado de Massachusetts e ex-presidente da Framingham Historical Society